Variações
Cássia Nunes

Corpus Urbis (Macapá-AP, 2015)
Fotografia de Naldo Martins



Refletindo sobre a possibilidade de se definir com exatidão o trajeto que marcaria a passagem da linha do Equador na cidade de Macapá, a artista propõe uma série de procedimentos performáticos para sua participação no evento Corpus Urbis.

1#Procedimento: Coletar águas de rios que marcam lugares relacionados a alguns dos grandes deslocamentos geográficos realizados em sua trajetória de vida. Rio Uberabinha (Uberlândia-MG), Rio das Almas (Pirenópolis-GO) e Rio Amazonas (Macapá-AP).

2#Procedimento: Sempre que sentir vontade de beber água, a artista fará o cálculo do volume de sua sede utilizando alguns instrumentos de medição e uma fórmula inventada. Tal fórmula expressa sua busca por criar um imaginário matemático-poético que expresse suas especulações envolvendo: as alterações de seu corpo em relação ao ambiente, a exatidão dos instrumentos de medição usados e as variações sutis percebidas entre os resultados dos cálculos efetuados ao longo dos dias de realização da performance.

3#Procedimento: Transportar as águas coletadas até o monumento Marco Zero e utilizá-las para realizar seu batismo equatorial, marcando simbolicamente a primeira vez que cruzou a linha do Equador e chegou ao Hemisfério Norte.



Nenhum comentário: