Composição em branco
Cássia Nunes

ROÇAdeira – Encontros performáticos em lugares improváveis (Goiânia-GO, 2015)
Feminino Plural (Pirenópolis-GO, 2015)
Fotografias de Arnaldo Lobato e Rubens Pileggi


Composição em branco surge como um diálogo com o trabalho do artista Alex Botega, tendo como mote a técnica desenvolvida pelo artista – inspirada na tradição das paneleiras artesãs de Pirenópolis, as formas e materiais de suas esculturas e a gestualidade própria do fazer escultórico expressas nas ações de modelar, polir e trabalhar superfícies, criando e cobrindo camadas sobre camadas.
Manipulando artefatos industrializados de alumínio, por meio de procedimentos ancestrais de polimento e limpeza, a artista concebe uma poética da composição e diluição no branco, na qual ritualiza um conjunto de ações capazes de evidenciar as relações entre os principais objetos e materiais utilizados: alumínio, argila branca e areia. Transformando os objetos e seu próprio corpo em molde para a criação de sua poética, a performer também estabelece um contraponto às cores características do trabalho de Botega, por ela percebidas como reflexos de seu imaginário acerca do feminino.
Deste modo, a diluição de seu corpo e dos objetos no branco (ou a busca pelo branco), também se realiza enquanto uma diluição e apagamento do próprio feminino e suas representações coletivas, potencializados pela criação de um campo monocromático. Neste, o branco representa a ausência, o esvaziamento e a energia criadora, como também o próprio desejo da artista de reinventar-se em sua singularidade.





Nenhum comentário: