Composição
em branco
Cássia Nunes
ROÇAdeira – Encontros performáticos em lugares
improváveis (Goiânia-GO, 2015)
Feminino Plural (Pirenópolis-GO, 2015)
Fotografias de Arnaldo Lobato e Rubens Pileggi
Composição em branco surge como um diálogo com o trabalho do artista Alex
Botega, tendo como mote a técnica desenvolvida pelo artista – inspirada na
tradição das paneleiras artesãs de Pirenópolis, as formas e materiais de suas
esculturas e a gestualidade própria do fazer escultórico expressas nas ações de
modelar, polir e trabalhar superfícies, criando e cobrindo camadas sobre
camadas.
Manipulando artefatos industrializados de alumínio, por meio de
procedimentos ancestrais de polimento e limpeza, a artista concebe uma poética
da composição e diluição no branco, na qual ritualiza um conjunto de ações
capazes de evidenciar as relações entre os principais objetos e materiais
utilizados: alumínio, argila branca e areia. Transformando os objetos e seu
próprio corpo em molde para a criação de sua poética, a performer também
estabelece um contraponto às cores características do trabalho de Botega, por
ela percebidas como reflexos de seu imaginário acerca do feminino.
Deste
modo, a diluição de seu corpo e dos objetos no branco (ou a busca pelo branco),
também se realiza enquanto uma diluição e apagamento do próprio feminino e suas
representações coletivas, potencializados pela criação de um campo
monocromático. Neste, o branco representa a ausência, o esvaziamento e a
energia criadora, como também o próprio desejo da artista de reinventar-se em
sua singularidade.
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