programa anual

"o sociólogo que estuda o Brasil não sabe mais que sistema de conceitos utilizar. Todas as noções que aprendeu nos países europeus e norte-americanos não valem aqui. O antigo mistura-se com o novo. As épocas históricas emaranham-se umas nas outras (...) Seria necessário, em lugar de conceitos rígidos, descobrir noções de certo modo líquidas, capazes de descrever fenômenos de fusão, de ebulição, de interpenetração; noções que se modelariam conforme uma realidade viva, em perpétua transformação."
(Roger Bastide citado em sampa)
>>>
programática
na quarta-feira, tomar chá feito com erva-de-santa-maria*. ler sobre vanguardas políticas e artísticas, quem sabe em algum livro da coleção baderna. usar como marcador de página uma foto com aninha e castor, tirada por guarany. pendurar o mapa mundi na parede e segurar um relógio de areia. lanchar por volta de 17h para evitar sensação ruim no estômago durante sessão de umbanda que começa às 19:30h. distâncias, territórios e contextos. no início da noite, ir até o terminal umuarama**, fugir das conversas de desconhecidos, passar pelo formigueiro do terminal central, encontrar a direção do terreiro da mãe irene***. na volta pra casa observar os reflexos dos passageiros nos vidros das janelas do ônibus, muitos deles voltando de algum curso técnico ou da pedagogia da faculdade católica. controlar pela respiração, uma suposta dor de cabeça causada pelo incenso do terreiro. perceber o aqui e agora, repensando sobre zygmunt bauman e seus líquidos cristalizadores!
* vermífugo natural também conhecido como mastruz.
** neologismo cunhado por silveira bueno em 1927, umuarama quer dizer "lugar alto, ensolarado, para encontro de amigos". dos elementos tupis embu: lugar; ara: dia, luz, claridade; e ama: sufixo coletivo que indica muitos, reunião, ajuntamento de pessoas ou coisas.
*** Mãe Maria Irene de Nanã da Tenda Coração de Jesus situada no bairro Martins.

Nenhum comentário: