Para finalizar direi algo referente ao corpo no referente à realidade latino-americana e especificamente a brasileira: o confronto do corpo, do fazer, é obviamente uma característica do terceiro mundo por justamente sermos economicamente subdesenvolvidos e justamente por isso mesmo o corpo está muito mais presente em qualquer tipo de ação do que em qualquer país superindustrializado conseqüentemente super organizado, senão vejamos: numa obra, ao mesmo tempo que são utilizados os últimos tipos de máquinas, coabita ao lado dessa perfeição tecnológica o trabalho braçal nos seus aspectos mais primários, é incrível que o estágio primário do trabalho ou seja carregar com as próprias mãos enormes calhaus (como na idade da pedra) coabita/ e simultaneamente (sic.) com as mais avançadas máquinas de nossa época. No plano artístico podemos ver que Flávio de Carvalho nos idos 50 já tinha uma atitude no sentido do corpo, ou seja a consciência do corpo e aí vemos que o processo brasileiro nada tem haver com a body art (arte do corpo), principalmente por a mesma ser ligada aos países super industrializados estando portanto muito distante de nossa realidade cotidiana além do que vejo eu no estigma e atuação do body artista sua ligação direta com a cultura judaico-cristã no que ela tem de mais primário e negativo e consequentemente degradante ou seja a auto-flagelação, se na Idade Média os fanáticos se autoflagelavam com pregos, chicotes, etc, hoje os artistas da body art empregam giletes, armas de fogo, anzóis ou o que seja, portanto não vejo a body art como celebração do corpo mas justamente a negação total do próprio, uma regressão; é a negação da vida........a criança se autodilacera para que seus pais aflitos a confortem em seus braços.................... UFFFFAAAAAAAAAA...........................NO Brasil o corpo ainda sua.


Barrio

Agosto 1978
in Caderno Livro, 1978





















............. SITUAÇÃO ................. CIDADE .......... Y .............. CAMPO ..................(1970). 72 ÷ 9 = 8 8 = energia condensada Energia condensada = Pão = 8 pacotes de bisnaga/pão
Local de Realização do Trabalho: sobre uma estrada que divide em duas a Lagoa de Marapendi, situada entre o Mar e a Montanha.
Trajeto...........................
Copacabana, Ipanema, Leblon, Av. Niemeyer, Barra da Tijuca, Jacarepaguá.
Trabalho realizado na Guanabara (Brasil) 1970.







Artigo sobre Artur Barrio 

Trabalhos de Artur Barrio 










Nenhum comentário: